sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quem é Salt?

[Não Contém Spoiler]



Essa é a mais simples das perguntas que o filme leva o espectador a fazer para si mesmo. Este é um filme de ação que cumpre a promessa feita no trailer: prende a atenção do início ao fim, sob pena de levar quem perde algum detalhe a não entender o desenrolar da história.



Para quem Salt trabalha?

Logo no início do filme, é levantada essa questão. Evelin Salt, personagem de Angelina Jolie, aparece numa prisão russa sendo espancada, sob a acusação de ser uma espiã americana. Algumas cenas depois, é acusada de ser uma espiã Russa que irá matar o próprio presidente da Rússia. Ela nega e foge, a princípio para provar sua inocência, mas o decorrer do filme mostra que essa é apenas uma parte de suas reais intenções.

O filme é repleto de ação do início ao fim, com algumas cenas exageradamente irreais, como todo bom filme de ação deve ter. Tendo como base para a história as rivalidades entre Estados Unidos versus fim da Guerra Fria, ou melhor, Estados Unidos versus Rússia, o filme mostra questões como o patriotismo exagerado, rivalidade entre nações e as consequências de ultrapassar todos os limites para seguir um ideal.

Um destaque especial para a interpretação de Angelina Jolie, que fez uma das melhores atuações da sua carreira. Como disse Ruben Edwald Filho, Sem ela, sem seu carisma, charme e figura misteriosa, o filme não teria razão de existir. Esse papel foi feito originalmente para um homem, provalmente Tom Cruise, mas a escolha de uma mulher deu uma visão totalemnte diferente para o filme. Melhor, na minha opinião.

Embora o final do filme deixe abertura para ter Salt II, ele responde quase todas as
questões levantadas durante o filme. Quase todas. O destino de Salt, por exemplo, fica a cargo da imaginação do telespectador ou do roteirista, caso tenha uma sequencia. Afinal, a principal dúvida é muito bem respondida durante o filme: o que é Salt.


=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário